sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rafael Suzuki.... ラファエル スズキ...


Hoje o post é sobre o brasileiro Rafael Suzuki, piloto que corre na F3 Japonesa, acompanho a carreira de alguns pilotos a tempos e em especial deste paulista que vem sendo destaque em todas as categorias em que disputou.

Rafael iniciou sua carreira no kart, foi tri-campeão paulista nos anos de 98/99/2000 e vice-campeão em 2006.

Ainda no kart foi vice-campeão nas 500 milhas de kart em 2002 e campeão da Copa Mercosul em 2003.

No ano de 2007, disputou quatro corridas da Fórmula 3 Asiática pela equipe Goddard conseguindo 3 pódios  1 quatro lugar e uma pole. E ainda em 2007 foi convidado a participar de 5 provas da F3 Sul-Americana pela equipe Castilho Motorsports e obteve 2 quarto lugares 1 sexto e 1 sétimo lugar.

No ano de 2008 foi para a F3 Alemã e em seu primeiro ano foi o sétimo colocado no geral, conseguindo 1 pole e 2 pódios e em 2009 foi o quarto colocado no campeonato.

Com todo esse curriculo a equipe Toyota Petronas Tom's da F3 Japonesa o contratou para disputar a temporada 2010 para ser companheiro do piloto japonês Yuji Kunimoto, que é o atual líder do campeonato.


Até agora Rafael Suzuki vem mostrando bons resultados em seu primeiro ano em solo Japonês , a vitória esta perto e acho que em breve veremos o nikkei no lugar mais alto do pódio.

Conheci o piloto brasileiro pessoalmente este ano em um evento da comunidade brasileira aqui no Japão, pude perceber que ele é bem determinado e focado em  vencer na categoria , sei que não é fácil se destacar em uma categoria quase que exclusivamente de pilotos japoneses mas Rafael tem dado trabalho para seus adversários.



Para quem não conhece ainda a F3 Japan, esta categoria já revelou pilotos que hoje estão na F1 ou já passaram por ela como o alemão Adrian Sutil hoje na equipe Force India que foi campeão aqui em 2006 e o espanhol Pedro de la Rosa campeão aqui 95 e hoje correndo  pela equipe Sauber.

Rafael  tornou-se o terceiro brasileiro a pilotar para a equipe Tom's, o primeiro foi heptacampeão de kart o brasileiro Paulo Carcasci em 91 e segundo foi o campeão F3 alemã  Joao Paulo de Oliveira campeão na F3 Japan em 2005 e hoje correndo em duas categorias aqui no Japão, a Fórmula Nippon e a SuperGT.

E neste final de semana tem rodada dupla da F3 Japan no circuito Fuji Speedway vão ser realizadas as etapas 7 e 8 com grandes chances de vitórias para Rafael Suzuki. E nos treinos livres de hoje, ele conseguiu o segundo melhor tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário