quarta-feira, 28 de julho de 2010

Felipe Massa....


Olá amigos e leitores deste blog, hoje vou falar sobre o episódio do último Grande Prêmio de Fórmula 1, a corrida disputada na Alemanha teve um sabor amargo para os brasileiros.

Mais precisamente para o piloto brasileiro Felipe Massa da (Ferrari), depois de uma bela largada e liderar boa parte da prova, sua equipe resolveu mudar os rumos da corrida.

Dizem que "um raio não cai no mesmo lugar", mas no caso da Ferrari a história se repete oito anos depois do incidente entre o alemão Michael Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello, a equipe pediu a Barrichello para "trocar" de posição com o alemão no Grande Prêmio da Áustria em 2002.

Na ocasião Rubens Barrichello tirou o pé e deixou Schumacher vencer a corrida, fato que é lembrado até hoje por todos os fãs da Fórmula 1, o jogo de equipe desde então está ou estava proibido pela FIA.

Só que o "raio" caiu novamente na cabeça de um brasileiro, desta vez o piloto da (Ferrari) Felipe Massa que liderava a prova um ano após o acidente que quase tirou sua vida, recebeu por rádio uma mensagem nas entrelinhas sobre a velocidade de seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso.

Felipe Massa também tirou o pé e deixou Alonso passar e vencer a corrida, uma estratégia de equipe que foi duramente criticada por pilotos e imprensa internacionalmente. 

A FIA multou a equipe italiana em US$ 100 mil dólares por ter considerado atitude antidesportiva e pretende chamar a equipe para dar explicações ao conselho mundial.

Acompanho à Fórmula 1 desde 1981 e fico triste com o episódio, posso até entender o jogo de equipe mas seria bem mais interessante para os fãs, torcedores e pilotos uma disputa dentro da pista.

Já assisti corridas onde os pilotos brigavam por posições na pista e fora dela, lembro de várias vezes ver o ex-piloto brasileiro Nelson Piquet sair as vias de fato com outros pilotos por brigas dentro das pistas, acho que Nelson Piquet, Alan Prost, Ayrton Senna nunca admitiriam esse tipo de ordem da equipe.

Se bem que os tempos são outros, mas em um esporte tão apaixonante como a Fórmula 1, os interesses comerciais deveriam ser deixados de lado.

Esse fato deixou muita gente revoltada pelo mundo, manifestações de repúdio a decisão da Ferrari estão por toda a internet, revistas, jornais e tvs. Espero que a decisão da FIA seja a mais correta possível, mesmo acreditando que a história pode voltar a acontecer em um esporte que hoje tem muitos interesses financeiros.

Acho que depois da decisão de Felipe Massa em deixar Alonso ultrapassar, ele optou pelo emprego e agora em ser o segundo piloto dentro da equipe italiana. Creio que agora muitos brasileiros que sempre criticavam o piloto brasileiro Rubens Barrichello, vão entender o que aconteceu no GP da Áustria em 2002.

E pela expressão de Massa (foto) durante a coletiva de imprensa após o grande prêmio da Alemanha podemos perceber o quanto foi dura a decisão de Felipe.

2 comentários:

  1. A Formula-1 para os Brasileiros virou uma vergonha

    ResponderExcluir
  2. Acho que agora a posição de segundo piloto da equipe está bem clara né...

    Abraços

    ResponderExcluir